USANDO A INSULINA EM 10 PASSOS

O médico me passou insulina! E agora?

Fique tranquilo(a). Já falamos em outro artigo (mitos e verdades sobre a insulina) que não é o fim da linha. Pelo contrário, várias coisas vão melhorar no seu dia a dia. Para começar a usar esta medicação, precisamos seguir alguns poucos passos.

Como é a insulina?

É um líquido (transparente ou branco) que deve ser aplicado no subcutâneo através de pequenas agulhas. Ela pode vir em um frasco com 10 ml ou em canetas específicas com 3 ml.

Qual a melhor?

São iguais. Algumas pessoas preferem as canetas por serem mais práticas. São menores e mais facilmente transportáveis. Existem outras pessoas que preferem os frascos convencionais. Pode escolher o que achar melhor.

Onde armazenar?

Os frascos de 10 ml devem ficar na geladeira, nas prateleiras de baixo (a dos legumes). Não podem ficar na porta. Também não podem ser congeladas pois perdem o efeito. Já as canetas podem ficar fora da geladeira (evitar locais muito quentes). As que estiverem lacradas devem ficar na geladeira como os frascos.

Antes de qualquer coisa…

Nunca esqueça de misturar a insulina. No caso das insulinas de aspecto leitoso (NPH) isto é fundamental pois o princípio ativo fica no fundo do frasco (ou da caneta). Faça 10 movimentos suaves para deixar o líquido homogêneo

Preparo para aplicação

No caso dos frascos de 10 ml, devemos utilizar seringas para aspirar a quantidade certa de insulina. No primeiro uso retiramos o lacre que fica logo acima da tampa. Vemos então uma membrana de borracha. Ela foi feita para ser furada com a agulha várias vezes. Enfiamos a agulha nesta boracha, viramos o frasco de cabeça para baixo e lentamente vamos puxando o “cabinho” da seringa, aspirando o líquido até a marca indicada (que é a dose que seu médico passou). No caso das canetas basta girar o círculo (que fica no final da caneta) até a numeração correspondente.

Em que locais aplicar?

A insulina funciona melhor onde temos mais gordura. Os seguintes locais podem ser utilizados.

1-   Barriga – Local mais fácil, devemos usar as laterias do umbigo cerca de três dedos para um lado ou para o outro.

2-   Coxas – Perto dos glúteos, do lado de fora, procure uma área mais “gordinha”

3-   Braços – Na parte de trás do braço, próximo ao ombro. Peça alguém para lhe ajudar no início. NUNCA APLICAR ABAIXO DO COTOVELO.

Faça um rodízio dos locais de aplicação, tentando fixar os horários com os locais, por exemplo: café da manhã – barriga, antes da ceia – coxas

Que outros cuidados devo ter?

Não deixe de inserir toda a agulha. Injete o líquido lentamente, sem força ou pressa. Após todo o líquido entrar, conte 10 segundos antes de retirar a agulha. Não é obrigatório passar álcool antes da aplicação, apenas cuidados básicos de higiene local.

Horário para aplicação

Isso será combinado com seu médico. É fundamental entretanto que qualquer que seja o horário, a aplicação deve sempre ser feita antes de alguma refeição. NUNCA DEVEMOS APLICAR INSULINA E NÃO INGERIR NADA DEPOIS.

Usando insulina posso ter hipoglicemia?

Isso pode acontecer, porém com outras medicações orais isso também ocorre. O mais importante é ter uma alimentação correta (na quantidade e no horário) e saber reconhecer e tratar uma eventual hipoglicemia. Desta forma, mesmo que ela aconteça não haverá maiores riscos para a sua saúde (leia o artigo O QUE É HIPOGLICEMIA E COMO TRATÁ-LA). 

Insulina custa caro?

Depende do tipo. Existem várias marcas e modelos, alguns são fornecidos gratuitamente pelas farmácias conveniadas com o Ministério da Saúde. Converse com seu médico e discuto o custo benefício de cada uma delas. O mais importante é nunca interromper o tratamento

Advertisements

About Dr. Ricardo Mendes Martins

Médico formado pela UERJ, Especialista em Clínica Médica pelo Hospital da Lagoa (MS), Especialista em Endocrinologia pela UFRJ, Mestre em Endocrinologia pela UFRJ, Título de especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor de Medicina da Unigranrio e Professor de Medicina da Universidade Federal Fluminense.
This entry was posted in Diabetes. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s