O DIABETES E O CUIDADO COM OS PÉS

Este é um assunto que muitas pessoas têm dúvidas ou desconhecem por completo. Afinal, que cuidados devo ter com meus pés?

Os pés do paciente com diabetes são diferentes?

São. O aumento da glicose durante muito tempo altera a sensibilidade das pernas e principalmente dos pés. Como isso ocorre de forma muito lenta, o paciente não percebe. Essa sensibilidade é muito importante para nos protegermos de pequenos traumas que acontecem todo dia.

O que devo fazer para me proteger?

Evitar os machucados. Mesmo os mínimos, aqueles que nem percebemos, podem ser perigosos. Nunca andar descalço, nem mesmo em casa, usar calçados confortáveis e protegidos e não usar chinelos ou sandálias “de dedo” (aquelas tipo havaianas). Devemos também enxugar muito bem entre os dedos após o banho, para evitar o apareceimento de micoses.

Posso fazer cutícula?

Não deve. Ao retirá-las estamos abrindo uma porta de entrada para bactérias naturalmente presentes nos pés. Mesmo que não ocorra ferida, o simples fato de não ter a cutícula facilita a entrada destes microorganismos dentro da pele, o que pode causar infecções e até mesmo amputação das pernas.

A minha manicure (ou podólogo) é muito experiente, sempre fiz com ela e nada aconteceu.

Que bom que até hoje nada de errado aconteceu. Agora será que isso garante que no futuro continuará sendo assim? As pessoas que tiveram complicações com os membros inferiores também falavam isso até o dia que o pior aconteceu. Hoje no Brasil somente profissionais de saúde (médicos, enfermeiros, fisioterapeutas) estão aptos a cuidar de pés de paciente com diabetes. Podólogos e manicures não tem o treinamento necessário para estes casos.

Então não posso mais fazer a unha?

Pode sim. Deve-se apenas não mexer nas cutículas (empurrar, afastar, retirar, etc…), nem retirar unhas encravadas ou lixar calos. Passando algum tempos sem mexer na cutícula, ela fica mais fina e não será mais necessário removê-las para ter unhas bonitas.

Que outros cuidados devo ter?

Faça sempre o auto exame. Olhe bem entre os dedos, as unhas e principalmente as plantas (a sola dos pés). Use um espelho se tiver dificuldades para olhar a parte de baixo e peça ajuda a outras pessoas.

O que faço se aparecerem feridas, calos ou micoses?

Procure imediatamente um profissional de saúde (médicos, enfermeiros ou fisioterapêutas). Lembre-se que manicures e podólogos não tem treinamento específico para estes casos. Não ponha em risco a sua saúde

Posso colocar meus pés de molho em água quente ou fria?

Não pode. Fazer isso altera a circulação de sangue nos pés o que aumentar o risco de lesões e reduz as nossas defesas contra elas.

Sinto dormência, queimação ou formigamento nos pés.

Procure o seu médico imediatamente. Isso pode ser sinal de neuropatia (doença dos nervos) do diabetes. Nesses casos o risco de um ferida complicar é ainda maior.

Minha glicose está boa. Posso esquecer estes cuidados?

Não. As alterações das pernas e dos pés são muito antigas. Mesmo com o bom controle do diabetes elas podem permanecer. Os sintomas podem sumir completamente, mas os riscos são os mesmos. Nunca deixe de cuidar dos seus pés. Eles são muito importantes para você.

Advertisements

About Dr. Ricardo Mendes Martins

Médico formado pela UERJ, Especialista em Clínica Médica pelo Hospital da Lagoa (MS), Especialista em Endocrinologia pela UFRJ, Mestre em Endocrinologia pela UFRJ, Título de especialista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia. Professor de Medicina da Unigranrio e Professor de Medicina da Universidade Federal Fluminense.
This entry was posted in Diabetes. Bookmark the permalink.

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s