Insulina- Mitos e verdades

O convívio com meus pacientes me fez perceber que um dos principais motivos do não controle do Diabetes é o medo da insulina. Boa parte destes receios na verdade são mitos. Abaixo tento elucidar um pouco melhor essas dúvidas.

1- O que é insulina?

É uma substância que todos nós seres humanos (e também muitos animais como o cachorro por exemplo) necessitamos para sobrevivermos. Ela é produzida pelo nosso pâncreas (órgão que fica dentro do abdome, atrás do estômago) e tem a função de colocar a glicose dentro das células. A falta de insulina no sangue causa o diabetes (glicose alta no sangue).

2- E quem tem diabetes? Não possui insulina?

Depende. Em alguns tipos de diabetes (tipo 1) a pessoa realmente não produz, precisando então usá-la como remédio. Em outros casos de diabetes (tipo 2) a produção não é suficiente para as necessidades do corpo. Nesses casos existem remédios orais (comprimidos) que podem melhorar esta situação.

3- Posso usar insulina por via oral (pela boca)?

Infelizmente não. Até hoje não conseguimos desenvolver uma insulina que fizesse efeito quando usadas por via oral. Em todas as tentativas, nosso estômago destrói a substância fazendo com que ela fique sem efeito. Logo até o momento a única forma correta de utilização é através de agulhas. Não acredite em “Chá de insulina”, “Abajeru”, “Pata de Vaca” e outros. Se fosse fácil assim o diabetes não seria uma doença tão grave concorda?

4- Insulina vicia?

De jeito nenhum! Como nós poderíamos ficar “viciados” em uma substância que nosso próprio corpo produz? Seria como se existisse alguém alérgico a água por exemplo!

5- Se eu usar insulina posso ficar dependente?

Não. Quando uma pessoa tem pressão alta, ela deve tomar remédios para controlá-la certo? Caso o paciente pare de usar o remédio ele vai deixar de ser dependente? Não, ele vai descontrolar sua pressão e não vai deixar de precisar destes remédios. Com a insulina acontece o mesmo. Quem torna a pessoa dependente a insulina é o diabetes. Se o paciente não usar, vai ter as complicações da doença (cegueira, amputação das pernas, impotência, problemas de coração e outros) e vai continuar dependente de insulina mesmo sem nunca ter usado!

6- Posso começar a usar insulina e um tempo depois não precisar mais?

Pode sim! Existem vários casos que durante algum tempo a pessoa precisa usar insulina e após um melhor controle da doença, a medicação pode ser trocada por remédios orais. É importante dizer que nestes casos, quanto mais rápido for o início da insulina, maior a chance de poder suspendê-la depois.

7- A aplicação da insulina dói?

Não. Existe um leve desconforto na hora da aplicação. Hoje em dia as agulhas estão cada vez menores, mais finas e com materiais cada vez mais confortáveis para o paciente. Posso garantir que incomoda muito menos que uma coleta de sangue ou uma vacina intra muscular por exemplo.

8- Precisa ficar sempre na geladeira?

Nem sempre. A insulina não pode ser exposta ao calor excessivo. Em local arejado e temperaturas amenas, ela pode permanecer por horas sem perder seu efeito. Existem canetas aplicadoras de insulina que não precisam de refrigeração e podem ser levadas na bolsa, tornando seu uso muito prático e confortável. Lembre-se, a insulina nunca deve ir ao congelador! O melhor local é nas prateleiras de baixo da geladeira.

9- Conheço uma pessoa que piorou após o início da insulina!

O diabetes, quando não tratado, é uma doença progressiva. Isso significa que quanto mais tempo ficamos sem tratamento correto, pior ela fica. O que acontece muitas vezes é que o paciente demora tanto tempo para aceitar a usar a medicação, que quando começa, pode ser tarde demais.

10- Posso receber insulina de graça?

Pode! Hoje com o programa do governo federal, basta levar uma receita médica recente e identidade a qualquer farmácia cadastrada no Programa “Aqui tem farmácia popular” e pegar gratuitamente sua insulina e demais medicamentos para o diabetes e pressão alta.

Advertisements

One Response to Insulina- Mitos e verdades

  1. Elisa says:

    Eu queria se é verdade que quem toma insulina que os cabelos cai minha mae toma insulina e o cabelo dela não para de cair e normal ou não muito obrigado

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s