Sobre a Hipoglicemia

O termo hipoglicemia, muito ouvido no tratamento de diabetes, significa baixos níveis de glicose (açúcar) na corrente sanguínea. Ela ocorre com alguma frequência, pois alguns medicamentos, em algumas situações, pode ter um efeito “exagerado” no tratamento. Outra causa muito comum é a alimentação errada, quando a pessoa fica muitas horas sem alimentar-se.

A hipoglicemia é perigosa?

Devemos ter muito cuidado com ela. Nosso organismo precisa de determinados níveis de glicose para funcionar corretamente. Quando estes níveis ficam perigosamente baixos, o nosso organismo, propositalmente, gera alguns sinais e sintomas para alertar a pessoa que algo está errado.

Mas que sintomas são esses?

Suor frio, coração acelerado, tonteiras, dor de cabeça, dentre outros. São alertas do nosso organismo de que algo está errado (no caso a glicose que está muito baixa).

Como faço para evitar a hipoglicemia?

Principalmente seguindo às orientações de seu médico. Uma medicação na dose certa e em especial uma alimentação correta no horário, quantidade e qualidade.

Mesmo tendo este cuidado, posso ter hipoglicemia?

Eventualmente ela pode ocorrer sim. O paciente diabético tem que estar preparado para enfrentar esta situação em alguns momentos. O errado é quando isso acontece muito frequentemente. Estima-se que normalmente podemos ter até 3 eventos por mês sem que isso signifique que o tratamento não esteja correto.

Então o que devo fazer quando a glicose cai?

Caso esteja com o aparelho de medir glicose perto, faça um teste só para ter certeza que realmente a glicose está baixa. Outras coisas podem gerar sintomas parecidos (estresse por exemplo). Entretanto se o aparelho não estiver próximo ou você não possa fazer o teste em poucos instantes, trate mesmo assim.

A maior parte dos casos resolve em até 5 minutos com 15g de açúcar de fácil absorção.

E o que são açucares de fácil absorção?

Dê preferências a coisas líquidas. Uma colher de sopa de açúcar em um copo pequeno de água é o mais indicado. Pode-se usar também sucos ou um copo de 250 ml de refrigerante comum (não pode ser zero nem light).

Mas eu sou diabético, não posso usar açúcar!

Neste caso, estamos em uma situação de urgência! Você não fará isso diariamente, além disso a quantidade de glicose é baixa, você não terá prejuízos na sua saúde.

Nestes casos posso comer balas, biscoito, pães ou leite com açúcar?

Você deve evitar todos estes alimentos nestes casos. A bala tem pouco açúcar e podem ocorrer engasgos com a mesma, então evite. Os outros têm gordura na sua formulação. Ela atrapalha a absorção da glicose e os sintomas demorarão muito tempo para passar.

Devo suspender algum medicamento em caso de hipoglicemia?

Geralmente não. Converse com seu médico, na maior parte das vezes um ajuste alimentar ou na medicação pode evitar essa complicação.

Prefiro ter a glicose alta pois assim não sinto nada!

Realmente a hipoglicemia é muito incômoda. Porém quando ela passa, os problemas acabam, a vida volta ao normal. A glicose alta, ao contrário, não dá sintomas, porém gera graves prejuízos silenciosamente. Mantenha sua glicose normal na maior parte do tempo, sua vida será muito melhor. Não deixe de ler o artigo “Tenho diabetes e agora?”