Má alimentação – o grande vilão do excesso de peso

Nessa segunda parte vamos falar sobre a alimentação. Tentar elucidar como alguns equívocos nas nossas refeições pode cobrar um preço caro na balança.

Mas o que significam as calorias?

De uma forma simplista, calorias são a quantidade de energia que cada alimento fornece. Quanto mais calórico o alimento for maior a chance deste “excesso de energia” ser transformado em gordura. Todos os alimentos possuem calorias, uns mais e outros tão pouco que são considerados insignificantes. Infelizmente a maior parte dos alimentos gostosos são muito calóricos.

Como posso saber se um alimento é muito calórico?

Grande parte dos alimentos fornecem estas informações em algum lugar da embalagem. Além da quantidade de calorias, também é descrito a quantidade de carbohidratos, gorduras e proteínas do alimento. Acostume-se a ler estas informações, elas serão muito úteis a você.

Os alimentos light e diet são isentos de calorias? Posso comer a vontade?

Não. Os alimentos chamado de light têm uma redução de pelo menos 25% das calorias totais de seu alimento original. Caso um alimento tenha 100 calorias o mesmo alimento light deverá ter que possuir no máximo 75 calorias (perda de pelo menos 25%). Note que embora menor, o alimento ainda tem potencial para engordar (se ingerido em excesso).

E os alimentos Diet?

No caso dos alimentos Diet existe uma retirada completa de algum nutriente. O mais comum é que este nutriente seja o carboidrato (açúcar). Importante salientar, que neste caso não existe obrigação do alimento diet ser menos calórico. Muitas vezes para compensar a retirada do açúcar é acrescentado ao alimento outros produtos, como as gorduras por exemplo. Não é raro um alimento diet engordar mais que um alimento “normal”.

Então para emagrecer terei que viver em dieta?

Existe uma frase muito interessante que diz o seguinte: “quem faz dieta vive gordo”. O que ela quer dizer na verdade, é que para um emagrecimento duradouro o certo é que façamos uma reeducação alimentar. Dieta lembra algo que você fará por um tempo determinado, ou seja, que terá um fim. A reeducação será feita por toda a vida, para que evitar o “efeito sanfona”, quando perdemos peso por um tempo e depois o recuperamos novamente e as vezes ficamos até mais pesados que antes.

Mas eu como tão pouco! Porque engordo?

Será que você come realmente pouco? Do que é formada sua alimentação? Você tem horário para comer ou faz como muitos que comem quanda dá tempo? Essas perguntas são fundamentais para o processo de emagrecimento. Perceba que não é preciso comer o chamado “prato de peão” para engordar. Basta comer na hora errada, a comida inadequada, etc. O seu médico e seu nutricionista poderá informa-lo melhor em relação a isso.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s