Cirurgia para perder peso

O que é cirurgia bariátrica?

É um grupo de procedimentos cirúrgicos que têm em comum modificações anatômicas do trato gastrointestinal. Mais conhecida como cirurgia de “redução do estômago”, o objetivo é a perda de peso sustentada. Entretanto, é importante salientar que o procedimento vai além da simples retirada de parte do estômago.

Quem pode fazer a cirurgia?

Os obesos com índice de massa corporal (IMC) maior que 40 (saiba mais sobre o IMC clicando aqui). Também podem se beneficiar do procedimento pacientes com IMC maior que 35 associado a outras doenças como o diabetes e hipertensão arterial por exemplo.

Estou um pouco acima do peso (IMC menor que 35), não posso fazer a cirurgia?

Devemos lembrar sempre que a cirurgia bariátrica é um procedimento de grande risco. Portanto só vale a pena passar por esse risco quando a doença (no caso a obesidade grave) é mais perigosa que o procedimento em si. No caso de pacientes com IMC menor que 35 esse risco x benefício não se justifica.

Quais são os riscos desta operação?

É uma cirurgia de grande porte, demorada, em um paciente que por si só já é de risco cirúrgico elevado (pelo excesso de peso). Além disso, existem os riscos após a cirurgia (complicações pós cirúrgicas) e uma série de possíveis problemas de absorção de substâncias fundamentais ao nosso organismo.

Então não devo fazer a cirurgia, ela é muito arriscada!

Calma, não podemos generalizar. Apesar de todos esses riscos já expostos, está comprovado que quando bem indicada, bem realizada e com um bom pós operatório, a cirurgia é benéfica. Ela promove uma perda de peso que dificilmente seria conseguida apenas com medidas clínicas e principalmente, garante uma perda de peso sustentada (o paciente provavelmente não ganhará o peso que tinha antes).

Que outros cuidados devo ter?

Um dos principais preditores de sucesso da cirurgia é um pré operatório bem feito. É neste período que o paciente passará por uma equipe multidisciplinar especializada nesses procedimentos, tomará ciência de várias informações fundamentais para o sucesso, conversará com outros pacientes com os mesmos problemas (troca de informações). Outro quesito muito importante é a perda de peso antes de operar. Claro que muitas vezes essa perda não é expressiva, porém quanto mais peso o paciente conseguir perder, mais fácil será a cirurgia e melhor o resultado a longo prazo.

Quanto tempo demora o pré operatório?

É muito variável, dependendo de cada paciente. Entretanto é muito arriscado realizar o procedimento com menos de 6 meses de preparo. Lembre sempre que uma cirurgia mal indicada ou mal realizada é muito pior do que permanecer com o peso habitual.