Importância da atividade física regular

Qual o papel da prática regular de atividade física no combate e prevenção à obesidade?

Associado à reeducação alimentar, a prática regular de exercícios é a principal arma no combate à obesidade. Na teoria, a fórmula é muito simples: quando precisamos de mais energia do que obtemos com a alimentação, nosso organismo “queima” gordura para suprir essa demanda. Assim, perdemos peso. Claro que no dia a dia essa fórmula não é tão simples, mas reduzir números na balança significa necessariamente mexer nesses dois quesitos fundamentais.

Qual a melhor modalidade esportiva para emagrecer?

Esta é uma resposta difícil, mas o que geralmente falo aos meus pacientes é que a melhor atividade é aquela que mais gostamos. Não adiantaria dizer que a natação é um excelente esporte, que trabalha todos os músculos do corpo e gera um grande gasto energético, se a pessoa odeia piscina, ou talvez more longe de uma, ou ainda se ficasse afastada nos meses de frio. Regularidade é a palavra chave. Associar duas ou mais atividades também é uma grande ideia, já que pode haver uma combinação de benefícios nesses casos.

Não tenho tempo para isso, já que trabalho (ou estudo) o dia todo.

Essa é uma queixa frequente e um dos motivos para o número crescente de obesos no mundo. A falta de tempo cada vez maior faz com que as pessoas se tornem cada vez mais sedentárias. Agora pense no seguinte: se você perder sua saúde, terá como continuar com os seus afazeres? Provavelmente não. Seu chefe o substituirá, seus clientes o trocarão, seus estudos ficarão atrasados. Não permita que isso ocorra. Parece um clichê, mas sua saúde é o seu principal bem.

É muito difícil conciliar o tempo

No começo pode ser. Entretanto você verá que com atividade física sua disposição aumentará e isso o tornará muito mais produtivo. Tempo é uma questão de prioridade e com certeza você saberá gerenciá-lo melhor a parir disso.

Perderei muitas horas fazendo atividade física.

Não é verdade. Estudos mostram que 150 minutos por semana são suficientes para alcançarmos os benefícios desejados. Isso significa 50 minutos três vezes por semana ou 40 minutos quatro vezes (as combinações são muitas). Lembre-se que sábados e domingos também fazem parte da semana (para aquelas pessoas que têm muita dificuldade nos dias úteis).

Jogo futebol uma vez por semana, é suficiente?

Infelizmente não. Hoje sabemos que uma vez por semana não é o adequado. Em alguns casos pode até ser arriscado, já que o benefício cardiovascular não é pleno. Uma boa sugestão é combinar esse dia da semana com outros 2 (ou mais) de futebol ou de qualquer outra atividade.

Posso começar então hoje mesmo?

Não deixe de procurar seu médico antes. Em especial se tiver mais que 40 anos ou alguma doença crônica. A atividade física não orientada pode ser prejudicial à saúde. Caminhadas leves são um excelente começo para quem está parado.

 

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s