Uso de remédios para emagrecer

Posso usar medicações para emagrecer?

A busca por uma medicação eficaz e segura para perda de peso é muito antiga. Entretanto, até hoje não foi descoberta nenhuma que aliasse essas duas características em uma proporção adequada (o que chamamos de risco x benefício). Assim, a resposta mais adequada para essa pergunta é que sim, podemos usar medicações para perda de peso, porém não devemos colocar todas as esperanças nelas exclusivamente.

Então qual é a indicação principal dessas drogas?

Para aqueles paciente que mesmo seguindo às recomendações de alimentação e atividade física ainda encontrem dificuldades para continuar perdendo peso. Em outras palavras, é um tratamento auxiliar e nunca o principal.

E o que dizer sobre as famosas “fórmulas de emagrecimento”?

Elas foram proibidas pela agência de vigilância sanitária (ANVISA). Isso porque se mostraram prejudiciais à saúde, levando à morte em alguns casos.

Mas conheço pessoas que usaram e perderam muito peso!

É provável que sim. Existem aí dois problemas graves. O primeiro é o risco à saúde durante o uso da fórmula. Caso a pessoa “sobreviva” a esta fase, ela com certeza sucumbirá ao segundo problema que é o conhecido efeito rebote.

O que é efeito rebote?

É quando paramos de usar as tais fórmulas e recuperamos rapidamente todo o peso perdido. Não raro, ocorre um ganho adicional, ou seja, o indivíduo ganha mais peso do que tinha antes.

Qual a explicação para isso?

Quando nosso corpo perde muito peso em pouco tempo, ele entende isso como uma doença. Desta forma, ele fará de tudo para que você recupere o que perdeu (o organismo acha que o seu peso anterior é que era o certo). Quando perdemos peso lenta e constantemente, esse efeito não ocorre e temos mais chance de não ganharmos o que foi perdido.

E a sibutramina? É uma droga ruim também?

Não. É um medicamento que gera saciedade, ou seja, ficamos satisfeitos com menos comida. Como toda medicação tem seus risco e efeitos colaterais. O mais importante nesse caso é conhecer esses potenciais efeitos e conversar com seu médico se você deve ou não usar tal fármaco.

Existem outros medicamentos para perder peso?

São considerados de segunda linha. Isso significa que não são as drogas de escolha mas em alguns pacientes podem ter um efeito positivo. Diversos medicamentos estão em estudo atualmente e só o tempo nos dirá se são de fato efetivos.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s