Introdução à tireóide

1- O que é tireóide?

É uma glândula presente em todos os seres humanos e em muitos animais, localizada na parte da frente do pescoço. Produz 2 hormônios (T3 e T4) fundamentais para todo o metabolismo do corpo humano. As doenças tireoidianas são muito comuns, dentre as principais temos o hipotireoidismo (quando produz menos hormônios do que deveria), o hipertireoidismo (produção excessiva desses hormônios) e os nódulos da tireóide.

2- E o que é uma glândula?

É um conjunto de diversas estruturas no corpo encarregadas de produzir uma série de substâncias. Existem basicamente dois tipos: as glândulas exócrinas (sudoríparas, salivares, mamárias, etc.) e as glândulas endócrinas. Estas últimas são as responsáveis pela produção de  diferentes tipos de hormônios, objeto de estudo desta especialidade médica, a endocrinologia.

3- O que é um hormônio?

Substância produzida por uma glândula endócrina que desencadeará ações em vários locais do corpo humano. Abaixo temos alguns exemplos de glândulas endócrinas e seus hormônios:

– Ovários

Produzem os estrogênios, que são os hormônios sexuais femininos. Por volta dos 45-50 anos existe uma redução importante da sua produção, condição esta conhecida como menopausa.

– Testículos

Produzem os hormônios sexuais do homem, sendo o principal a testosterona. Neste caso a queda de produção é muito mais lenta, com sintomas menos perceptíveis, o que muitos chamam de andropausa.

– Tireóide

Foco principal deste nosso resumo. Como já foi dito produz os hormônios T3 e T4 responsáveis pelo metabolismo de todas as células do nosso organismo

– Hipófise

Pequeno órgão localizado dentro do crânio que produz hormônios que comandarão as funções de todas as outras glândulas endócrinas.

– Adrenais

São duas, localizadas em cima de cada rim, produz vários hormônios sendo o cortisol (hormônio do estresse) o mais conhecido.

– Tecido adiposo

Antigamente achávamos que ele tinha a única função de armazenar gordura. Hoje já sabemos que este tecido também produz uma série de hormônios fundamentais em vários processos fisiológicos, em especial no controle da fome.

4- O que significa a expressão “tenho tireóide”?

O que essa pessoa provavelmente quer dizer é que ela tem alguma doença na sua tireóide, já que todos nós temos este órgão e é impossível viver sem ele. Nos casos em que precisamos retirar a glândula por cirurgia a única opção é a reposição destes hormônios através de comprimidos.

5- A minha tireóide é a que engorda ou a que emagrece?

Essa é uma outra pergunta muito comum. Parte do pressuposto, equivocado, que o hipotireoidismo faz a pessoa engordar, o que não é verdade. Por outro lado, pessoas com hipertireoidismo podem de fato perder peso. Leia mais sobre estas questões na parte de obesidade (clique aqui), hipotireoidismo (aqui) e hipertireoidismo (aqui).

6- As doenças tireoidianas são comuns?

São extremamente comuns. Podem afetar qualquer faixa etária, desde o recém nascido até o idoso com mais de 90 anos. É mais comuns nas mulheres embora também seja muito frequente nos homens.

7- O que devo fazer caso desconfie de algum problema na tireóide?

Procure o seu médico. Ele dirá se serão necessários exames complementares ou até mesmo o encaminhamento a um endocrinologista.

Advertisements

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Google+ photo

You are commenting using your Google+ account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s